Qual É A Diferença Entre Médico Generalista E Clínico Geral?

· 3 min read
Qual É A Diferença Entre Médico Generalista E Clínico Geral?

Em relação à formação, a clínica médica está presente como conteúdo do ciclo profissional da graduação e é um dos rodízios obrigatórios no internato, com duração mínima de três meses. Clínica Médica, no Brasil também conhecida como Medicina Interna, é a especialidade médica que trata de pacientes adultos, atuando principalmente em ambiente hospitalar. Enquanto as demais especialidades tratam de doenças específicas, o clínico geral trata do paciente de forma mais abrangente no processo saúde-doença. O ideal é que o paciente busque um clínico geral antes mesmo de sentir algum sintoma para que o médico o ajude a ter uma boa saúde e prevenir o surgimento de doenças.

  • É necessária a avaliação do clínico médico e que poderá indicar um outro médico especializado no problema, pois tanto reumatologistas, cardiologistas, pneumologistas ou ortopedistas podem tratar de algum problema na região.
  • Ele pode avaliar qualquer tipo de sintoma que o paciente tiver, fazer um diagnóstico preciso e, se dentro da sua alçada, medicar, senão encaminhar ao especialista correto.
  • Pacientes com fraturas, dores articulares e patologias tipicamente cirúrgicas, como hérnia umbilical ou apendicite, também não”, pontua.
  • Para isso, é essencial ir para as consultas médicas com certa frequência, realizar check-ups e fazer os famosos exames de rotina.


Como resultado, ao visitar um clínico geral antes de  um especialista, o paciente evita consultas desnecessárias, pois o profissional irá fazer o diagnóstico e indicar a melhor especialidade para o seu caso. A diferença dessa especialização médica para as outras é, justamente, que o clínico geral é o único que se relaciona com todos os demais. A sua formação o prepara para ter conhecimento do funcionamento do organismo humano todo e para saber que atitude tomar — se vai tratar ou encaminhar ao devido especialista. Contudo, a importância desse profissional vai ainda além, como verá pelos tópicos a seguir.

Como É Uma Consulta Em Clínica Médica


Por ano, a Rede D’Or realiza cerca de 3,5 milhões de atendimentos emergenciais.  Isso acontece porque essa especialidade dá ao médico uma visão integral do paciente, colaborando com a maior rapidez no diagnóstico. Logo, conhecendo mais profundamente o histórico dos pacientes, os médicos dessa especialidade estão aptos a orientar de forma mais precisa.




Acompanhamento Do Especialista


Assim, avaliando o estado de saúde do indivíduo e todas as situações que o levaram para  aquele estado. A clínica geral ou medicina interna, é uma área da medicina onde o profissional especializado detém conhecimento geral sobre o funcionamento do corpo humano,  entendendo os órgãos, aparelhos e sistemas profundamente. O clínico geral está preparado para fazer diagnósticos, pedir e interpretar exames, prescrever tratamentos e acompanhar a evolução de seu paciente. Pode, inclusive, ser de grande utilidade para que, quando a pessoa precise ser encaminhada a um especialista, consiga entender melhor a análise deste médico.

A média salarial do médico clínico gira em torno de 7 a 16 mil reais por 24 horas de trabalho semanais. Isso varia de acordo com a experiência profissional e a região do país onde está atuando. Ele pode montar um consultório com outros  especialistas  ou terceirizar os seus atendimentos por clínicas privadas. Sendo assim, pode atuar em diversos cenários que incluam a prática ambulatorial,  as emergências médicas e os pacientes hospitalizados. A residência em clínica médica foca no cuidado do adulto, prestando assistência em todos os graus de complexidade. Ela tem um amplo campo de atuação, pois também é pré-requisito para a maioria das sub-especialidades clínicas.